Ortodontia

A Ortodontia é uma especialidade dentro da Odontologia que visa a prevenção e tratamento relacionado à posição dentária, oclusão e crescimento dento-facial. O acompanhamento com o ortodontista deve começar quando o primeiro molar permanente nasce, próximo aos 6 anos de idade. Muitos casos não precisarão de aparelho nessa fase, no entanto, em outros casos podemos prevenir uma assimetria facial, melhorar a qualidade respiratória, a estética, entre outros.

Na fase da adolescência muitos jovens se beneficiam do uso dos aparelhos, pois o tratamento tende a ter uma boa resposta quando bem planejado, devido a intensa remodelação óssea desta fase. Pacientes adultos também podem realizar tratamentos ortodônticos, principalmente como uma etapa prévia às reabilitações estéticas. A Ortodontia pode posicionar os dentes de forma a evitar desgastes na estrutura dentária, em casos de facetas de porcelana, por exemplo.


Existem diversos tipos de aparelhos: alinhadores como Invisalign, fixo metálico, fixo cerâmico. O ideal é escolher juntamente com o especialista um aparelho que seja mais adequado para seu plano de tratamento e seu estilo de vida. Todos têm vantagens e desvantagens, o importante é encontrar o melhor pra você.


Independe do aparelho, ao final de todo tratamento ortodôntico é necessário usar as contenções, fixa no arco inferior e removível no arco superior. Elas devem ser usadas enquanto o paciente desejar que os dentes permaneçam naquela posição, ou seja, por tempo indefinido. Os cuidados com as contenções são simples, limpeza a cada 6 meses e uso da contenção removível apenas para dormir. Seguindo essas orientações básicas é possível manter um sorriso bonito e saudável.

Tratamentos

A Scalco

Priorizamos um atendimento de qualidade, e contando com uma estrutura moderna e aconchegante. Já são mais de 30 anos transformando sorrisos em um novo conceito de felicidade. [saiba mais]

Nosso atendimento diferenciado e exclusivo, nos permite oferecer o melhor da Ortodontia em Londrina através de técnica, precisão e ciência!⠀

É muito importante o acompanhamento ortodôntico durante o desenvolvimento da criança. A maioria dos problemas relacionados ao posicionamento dos dentes e a ortopedia facial podem ser facilmente corrigidos por volta dos 7 ou 8 anos de idade. O acompanhamento deve começar quando o primeiro molar permanente começa a nascer. Na maioria dos casos, seu filho só irá colocar o aparelho depois que todos os dentes de leite caírem. Porém, em uma minoria de casos, intervir mais cedo pode ser decisivo no desenvolvimento facial, prevenindo assimetrias, melhorando a respiração e estética.

Depende. Todo tratamento deve ser analisado caso a caso. Em casos de baixa complexidade, menos alinhadores são necessários, logo o valor é menor. Casos que precisam de muitos alinhadores tendem a ter um preço um pouco mais elevado.

Nos casos onde não precisamos colocar pequenas resinas sobre os dentes (chamados ‘’attachments’’) o aparelho fica muito transparente, praticamente imperceptível. Nos outros casos, onde os attachments são necessários, o aparelho fica um pouco mais aparente, porém ainda muito discreto.

Depende de cada caso. Os mais simples têm a tendência de terminarem com poucas semanas de tratamento, o que também depende do uso correto pelo paciente (o aparelho deve ser usado 22horas por dia, todos os dias). Já casos mais complexos, podem ser mais longos. Em todos os casos a colaboração é fundamental para a boa evolução do caso.

Casos que apresentam apinhamento dentário, “dentes encavalados”, normalmente apresentam um relativo ganho com os aparelhos autoligados. Mas todos os aparelhos precisam da colaboração do paciente, isto inclui: cuidado para não quebrar as peças do aparelho, usar as borrachinhas sempre que indicado, comparecer a todas consultas de manutenção.

É ótimo, apenas exige cuidados. O aparelho fixo estético é mais delicado que o aparelho metálico. Morder caneta, pirulito e coisas muito duras pode quebrar várias peças do aparelho e isso atrapalha a evolução do tratamento.

Fale conosco e agende sua avaliação

Siga-nos:

© 2020 todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Digitaria - Agência de Marketing Digital